Labels

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Hoje, o tempo de Salvação.


Hoje, o tempo de Salvação.

Texto Chave:  Isaías: 53.4-5, Atos 4.12;

              O Profeta Isaías viveu aproximadamente 700 anos antes de nascimento de Jesus. Foi profeta entre os judeus e vivia na corte real, fazia parte da linhagem dos príncipes de Israel. Era um estadista. Exerceu seu ministério profético nos reinados de Jotão, Acaz, Ezequias e segundo a tradição morreu no reinado de Manasses, serrado ao meio dentro de um tronco. O livro de Isaías é considerado uma das mais sublimes obras das Escrituras Sagradas. Ele apresenta uma visão graciosa da obra de Jesus, o Messias e seu reino.
Dos profetas do AT, o livro de Isaías é o que de maneira mais clara apresenta a graça de Deus e a sua obra redentora tanto com relação a Israel quanto as outras nações, por isso ele é chamado de o Quinto Evangelho.
O livro de Isaías pode ser dividido em duas partes. A primeira do cap. 1 aos 39 – trata da das denúncias e do derramamento da ira divina sobre Israel e as outras nações vizinhas por causa do pecado e são profetizados as tribulações e os julgamentos dos últimos dias. Já na segunda parte do capítulo 40 a 66 lemos a respeito da consolação do Senhor e sua profecia do retorno de Israel do cativeiro babilônico e sua restauração, portanto nós podemos dividi-lo assim.
A primeira parte a ira de Deus sobre a nação de Israel e as outras nações – resultando na condenação e tribulação de Israel e demais  nações.


A segunda parte tem a graça de Deus resultando na sua salvação e exaltação.
O capítulo 53.6 nosso texto de hoje Isaías esta apresentando com muita clareza a base da salvação de todo ser humano – Ele fala claramente que: Ele Jesus tomou sobre si a nossas iniqüidades ele mostra que a exclusividade da nossa salvação é Jesus. Jesus é o Filho de Deus. Muitos não entendem que Jesus foi dado por nós em sacrifício substitutivo. Ele morreu a nossa morte, pra que nós pudéssemos viver a sua vida. Todas as religiões estão preocupadas com a salvação do homem e tentam encontrar um sentido para a vida após a morte e daí tem surgido muitos pensamentos filosóficos etc. A Bíblia Sagrada que é o livro do cristianismo, ou seja, de todo o que se diz cristão, anuncia claramente a pecaminosidade da raça humana e apresenta a nossa condição diante de Deus: “todos pecaram..e necessitam da salvação e essa salvação é um presente de Deus pra nós. Essa salvação é graça como esta escrito: Sois salvos pela graça e graça significa favor imerecido em outras palavras o homem não é capaz de salvar-se a si próprio porque: esforço humano, religião não salvam. A salvação do homem não esta nele, mas em Deus. Deus é o Autor da nossa salvação. Nossa salvação começa e termina na Trindade.
Is. 43.11-12 nos diz: “Eu Sou o Senhor e fora de mim não há Salvador.. Eu anunciei salvação, realizei e a fiz ouvir” Que seria de nós se Deus não tomasse a iniciativa de nos salvar. No Ev. de Mt 19.25-26.: Jesus respondendo a seus discípulos a cerca da salvação ele diz: “isto é impossível para o homem mas para Deus tudo é possível.
Deus é a fonte da nossa salvação – Ele, porém não nos salva por que merecemos ou porque tem Ele obrigação de nos salvar não e não. O evangelista João nos dá a causa de Deus nos salvar: “Porque Deus amou – seu amor incondicional, perfeito, eterno, infinito – Ele amou o mundo – a palavra mundo aqui significa toda a esfera de sua criação – tudo o que foi criado por Ele –” “Seu amor salvou-nos, seu poder restaurou-nos – a Deus demos glória pelo muito que Ele nos fez”. Seu amor nos salvou, porém, sua justiça e santidade exigiram o pagamento pela nossa salvação.

A origem da nossa salvação está em Deus Pai, e a base da nossa salvação é Jesus. Jesus, o Filho de Deus – Jo 1.1: “No princípio era o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus... e o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos as sua glória como a do unigênito do Pai. Gl 4.4 – “ Vindo porém a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei ...para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.. Ele foi dado por nós em um sacrifício substitutivo. Ele morreu por nós – seu sacrifício oferecido por nós é a base legal para a nossa salvação – (ilustração – Garcia) Lucas no cap. 4.12 de atos diz: não há salvação em nenhum outro nome, dado  entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Paulo escrevendo a Timóteo diz: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores do qual eu sou o principal”.
Nós vivemos num mundo em que tudo é pago. No entanto aquilo que é o mais precioso bem que podemos adquirir é gratuita – a natureza da nossa salvação é gratuita – Ela é um presente de Deus – a vida eterna ou a nossa salvação ou o céu não importa como a chamamos é um presente de Deus. Muitos têm rejeitado o presente de Deus e outros querem pagar por ele (Ilustração - omelete). Eu não posso oferecer a Deus algumas coisas que eu chamo de boas e outras que incluem ações, pensamentos que Deus chama de pecados. Eu não posso esperar que minha vida imperfeita seja aceita por Deus – Ele diz em Mt: “Sede Deus porque eu o Senhor teu Deus sou Santo “ – Nosso grande problema se chama pecado – por isso nossa salvação é pela graça, mediante a fé – isto é a confiança que colocamos na obra morte e ressurreição de Jesus por nossos pecados. Esta é a base da nossa salvação.  A nossa salvação, porém é individual. Individual é para aquele que crê.
No livro de Êxodo 34.b nos diz “Deus não toma por inocente o culpado”. Deus, porém embora abomine o pecado ama o pecador e haverá da parte dele abundante graça e perdão para todo homem ou mulher que se arrependem e se volte para Ele. E a chave que nos abre a porta para a salvação é a fé salvadora... Pela graça sois salvos mediante a fé... Justificados pela fé temos paz com Deus. Essa é a condição para recebermos salvação arrependimento e fé, ou seja, a confiança que depositamos na obra de Jesus por nós e não nas nossas próprias obras. Como diz um velho hino:
“Foi na cruz , foi na cruz que um dia eu vi,
 Meu pecado castigado em Jesus,
Foi ali pela fé, que meus olhos abri,
E agora me abrigo em sua luz.
Hoje é o tempo da salvação. No versículo 16 do cap. 3 os verbos que denotam a ação de Deus para com nossa salvação estão no passado – são fatos consumados. Mas, porém os verbos que exigem uma resposta humana imediata estão no presente: “crê”: “não pereça”: e tenha a vida eterna. A mensagem de Deus exige uma resposta imediata da nossa parte – O escritor de Hb “Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”
A vida eterna está em Jesus – 1 Jo 5.13 – “estas coisas vos escrevo para que saibais que tendes a vida eterna” – o Ev. de João Jesus diz: “Em verdade., em verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna”. Você crê em Jesus?
Talvez você me pergunte: Como posso ter certeza da minha salvação?
Assim como a sua salvação tem sua origem em Deus, a sua perseverança também. A salvação daquele que crê não se fundamenta na capacidade humana de perseverar, na sua fé, ou na sua estabilidade emocional, mas em que Deus impede que o salvo perca  sua salvação. (Jo 10.28.)

A sua salvação está em Jesus. Arrependa-se dos seus pecados e confie na obra realizada por você na cruz e serás salvo da ira vindoura. A ida eterna começa aqui.Venha a Jesus hoje!


Ev. Cida Leal.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.