Labels

sexta-feira, 23 de março de 2012

Salmo 15 - "O Cidadão dos Céus"

Quem poderá entrar no Tabernáculo de Deus?

Salmo 15

Quais são as qualidade espirituais e morais do povo de Deus?
No que consiste a pureza pessoal do povo de Deus?
E por fim como o povo de Deus deve se apresentar na Presença de Deus?
Esse é o assunto do Salmo 15 de Davi - Quem Senhor habitará no teu tabernáculo?
O rei Davi através deste Salmo ensina-nos como devemos chegar a Deus com mãos limpas e coração Santo para adorá-lo.
Quando se fala em coração limpo e mãos santas, estamos falando de santificação, e isso significa uma obediência incansável.
Primeiro precisamos aprender que tanto a nossa salvação quanto a nossa santificação é obra da graça de Deus. Com a diferença de que na obra da santificação o Espírito Santo deve operar em nós, com o nosso auxílio, pesa sobre nós a responsabilidade na busca da nossa santificação.
Todos os que vieram a Jesus pela fé foram justificados perante Deus, agora devem buscar incansável mente a santificação "sem a qual ninguém verá a face de Deus".


O caminho para o Pai é o caminho da santidade.
Deus é um Deus Santo, os querubins e Serafins o  adoram dia e noite dia e noite declarando:"Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos ..." Tudo o que diz respeito a Deus é santo: Ele é transcendente e majestoso, todos os seus caminhos são inculpáveis, Ele é moralmente perfeito, Ele é separado de todo o pecado, Seu nome é santo, seu Filho é o Santo de Israel, Seu Espírito é Santo, Sua Palavra é santa, e seu povo é uma nação santa, porto nosso caminhar deve ser santo e puro, um caminho que deve ser andado, separado de todo o pecado, um caminho marcado pela piedade e pureza. Um caminho que nunca nos leve para o pecado, mas para longe do pecado e para longe do sistema maligno do mundo, pois somos separados para a glória de Deus.
O que Deus requer de nós, se é que estamos na presença Dele?
Devemos nos achegar a Ele com mãos limpas e coração puro. O caminho de Deus é o caminho da santidade é isso que ele nos exorta quando diz tanto em Levítico quanto em I Pe: "Sede santos porque eu seu Deus sou santo".
A que tabernáculo se refere Davi? Com certeza ao tabernáculo no deserto onde estava a Arca da Aliança, que agora havia sido colocada em Jerusalém e era naquele lugar onde a glória de Deus habitava e a presença direta de Deus era manifestada e entrar naquele tabernáculo era um privilégio espiritual. E esse tabernáculo estava ou tenda estava situado no Monte Santo do Senhor, ou Monte Sião em Jerusalém e
Davi pergunta quem há de morar no seu santo monte? Ou em outras palavras: quem pode se apresentar diante de Deus, quem é quem é que pode gozar da plena comunhão com esse Deus santo? Qual é o caráter da pessoa que Deus aprova na adoração? E quem pode de fato experimentar a presença de Deus? No Salmo 23 há uma pergunta muito importante de Davi: "Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar?
É necessário que haja consistência entre nossa vida e a nossa adoração no culto a Deus, então é necessário que haja uma vida santa que está por trás dessa adoração, doutra sorte seríamos culpados de hipocrisia. Jesus condenou os fariseus hipócritas nos seus dias a medida que eles vinham ao templo para a adoração citando: "eles me honram com seus lábios mas os seus corações estão longe de mim" - por isso adoram em vão - há coisa mais vã, e mais vazia do que adorar a Deus de uma forma que não O agrada? O que Deus quer é que a nossa vida seja um sacrifício vivo e santo ofertado a Ele que é o nosso Culto de Adoração, e é isso que Davi está indagando? Como se aproximar de Deus na adoração, no lugar santo?
À medida que olhamos para o nosso coração é necessários que examinemos a nossa vida espiritual, e a medida que nós estamos no templo diante de Deus será que nossos corações estão preparados e prontos para Deus? o Senhor tem olhos puros que olha a profundeza de nossa alma, Ele deve nos achar buscando a santidade. Vejamos o v. 2 que é a resposta do v. 1 - "o que vive com integridade, e, pratica a justiça, e de coração fala a verdade". E essas coisas são inegociáveis, todas elas têm que estar presente em nossa vida,
nossa vida devem ser santa demonstrada num caminhar justo na presença de Deus. Lembrem-se da palavras de Jesus: "nem todos os que me dizem: Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai, que está no céu".
Fazer a vontade do Pai é a demonstração de que pertencemos a Ele. Aquele que caminha com integridade
esse é o que faz a vontade do Pai. A palavra integridade no hebraico significa integralmente, completamente, ou seja, o todo da nossa vida deve ser santo, não algumas coisas, mas em todas as coisas devemos ser totalmente íntegros. Devemos obedecer aos mandamentos divinos. A ideia aqui não é que sejamos sem pecados, mas que não sejamos achados em culpa, nosso arrependimento deve ser diário. Ao nos aproximarmos de Deus a nossa vida deve ser marcada pela integridade moral e espiritual como um todo.
Os nossos hábitos diários, o padrão das nossas vidas devem ser marcadas por essa integridade pessoal, se quisermos viver na Casa do Senhor e sermos bem recebidos por Ele. Davi também diz que nós devemos estar envolvidos nas obras de justiça (v.2). Sabemos que a fé somente é que salva. Mas a fé que salva é obediente é viva é dinâmica envolvida na prática da justiça nós não somos salvos pelas obras, mas salvos para as boas obras e a nossa fé será sempre acompanhada de boas obras, embora elas não nos levarão para o céu elas nos acompanharão ao céu, está requerido de nós estar envolvido na prática das boas obras - a palavra justiça aqui significa inconformidade com um padrão - o padrão não é nossa cultura, nem nossa sociedade, nem a opinião pública. O padrão para nós é o próprio caráter santo de Deus é a própria revelação da sua Palavra. E a justiça é toda essa conformidade ao caráter de Deus, é isso que Deus requer de nós. É aqui que existe a busca da santidade de acordo com Davi que do coração exista o desejo de buscar integridade e justiça se é que estamos na presença do Senhor? Você vê isso na sua vida?
Deus colocou em nosso coração um desejo sobrenatural de agradá-lo e de buscar a santificação. Essa é uma das marcas que indica um novo coração, r quando nós falhamos de fazer essas coisas em nossas vidas
existe uma convicção interna, que entristece nosso próprio coração, porque o coração de Deus, está entristecido, é esse então o grande desejo do redimido: buscar a obediência porque é benção em nossa vida.
Mas há uma outra marca, não só a nossa conduta deve ser santa, mas as nossas palavras, a nossa conversa
deve ser santa, as nossas palavras saem de dentro do nosso coração. O senhor Jesus declarou que a "nossa boca fala do que está cheio o nosso coração, quando o nosso coração é santo a nossa conversa é santa, o seja o que flui da nossa boca é santo.Devemos falar a verdade nós fomos salvos pela Verdade, a Palavra de Deus é a Verdade e ela nos conduz à salvação e a santificação João 17.17 Jesus ora: "Santifica-os na verdade a Tua Palavra é a Verdade". Então quando abrirmos a nossa boca nada mais que a verdade deve sair dela. Verdade é tudo quanto está escrita na Palavra de Deus, ou seja, salvação é o que Deus diz ser salvação, pecado é o que Deus diz ser pecado, céu e inferno é aquilo que Deus diz ser na Sua Palavra e quando testemunharmos é essa verdade que deve estar em nossos lábios. A verdade é o que Deus diz não o que acho, não é o que mundo diz ser, mas o que Deus diz ser. Em Rm 3 o apóstolo Paulo declara que todo homem é mentiroso. Deus, porém, é verdadeiro e é a sua verdade quanto a salvação do pecador que deve estar em nossos lábios.
A palavras da nossa boca devem ser tomadas da Palavra de Deus. Temos que falar a verdade do coração. a nossa língua não pode ser dúbia, ou seja, duvidosa, não podemos pensar uma coisa e falar outra, não podemos pensar o que Deus diz ser verdade e depois dizer o que os homens querem ouvir, não podemos servir à preferência dos homens, devemos falar aquela verdade que já está em nosso coração pelo poder do onde Espírito Santo. É preciso haver consistência entre o coração e a boca, e a hipocrisia está justamente onde existe essa inconsistência. Quando as palavras traem a convicção do coração, a fim de que sejamos populares entre os homens, sempre haverá um preço a ser pago quando falamos a verdade nesse mundo, esse é o caminho para a santificação. Devem os falar a verdade sempre.
Agora o Salmista Davi vai dizer o que não deve estar na nossa boca - "o que não difama" a palavra difamar: falar mal dos outros - a palavra Diabo significa difamador - e nunca parecemos tanto com o Diabo quanto difamamos o nosso próximo com a língua, quando falamos mal da outra pessoa. Paulo diz que nenhuma palavra má, torpe, suja, mentirosa saia da nossa boca, mas somente aquela que for boa para a edificação. Tiago diz que nós tropeçamos em muitas coisas mas não mais com as nossas próprias línguas.
Não devemos difamar nem desmotivar - agora vamos ao que Davi fala no v. 3: "não faz mal ao próximo".
Lembra do que Jesus ensinou a respeito do nosso próximo na parábola do bom samaritano? - o nosso próximo é todo aquele que cruza o nosso caminho, e nós nunca devemos fazer-lhe mal, busque e ame a paz com seu próximo.  V. 4 - "o que os seus olhos tem como desprezível o réprobo" - réprobo é aquele que é reprovável, nós devemos  ter um olhar diferenciado do reprovável para aquele que teme o Senhor. Quando Ele diz que aos seus olhos o réprobo é desprezível ele está dizendo que nós devemos olhar para seu estilo de vida como um estilo de vida que Deus rejeita e nós não devemos então ter em boa conta essa conduta daquele que é reprovável diante de Deus. Na outra parte do verso 4 Davi diz - "honra aqueles que temem aos Senhor" - nós estamos no caminho do Senhor e devemos honrar os que temem ao Senhor, devemos estimá-los, imitá-los naquilo que bom de ser imitado, tê-los como modelos corretos diante de nós, conforme Paulo diz em II Co 11 "Sejam meus imitadores, como eu sou de Cristo - temos que seguir os que seguem piedosamente a Cristo, pessoas que estão cheias do temor do Senhor.
Por fim, vamos ao v. 5 com Davi - que diz que nossos compromissos devem ser santos que nós estamos amarrados em nossas próprias palavras, Jesus colocou esse assunto assim: "Seja o teu falar sim, sim e o seu não, não e qualquer coisa que passar disso vem do maligno" e no final do v. 4 Davi ensina "o que jura com dano próprio e não se retrata" - quando nós entramos em acordo com outros e circunstâncias mudarem ainda que soframos dano precisamos manter a nossa palavra, ainda que isso signifique perda para nós. Manter nossa palavra, sofrer o dano, que sejamos marcados como pessoas que honram a sua palavra mesmo a despeito da nossa perda pessoal - esse é o caminho da piedade no qual devemos trilhar.
Agora ele ensina como o santo de Deus deve emprestar dinheiro " o que não empresta seu dinheiro com usura" - Quanto a isso devemos observar o que o Senhor nos diz em Lv 25. 35-38 e Dt 15.7-11 , os princípios de como emprestar dinheiro ao meu irmão que esta em necessidade. Davi diz também que o santo de Deus não deve aceitar suborno - o alvo na sua vida não é enriquecer mas a glória de Deus e o bem do seu próximo.
Depois de observarmos o ensino de Davi quanto as qualidades espirituais e morais que povo de Deus deve ostentar, nos atentamos para a forte segurança com que Davi termina esse Salmo - com uma forte palavra de encorajamento - "Quem desse modo procede não será jamais abalado" - o caminho do transgressor é o caminho que leva para a morte e o inferno o aguarda.
O caminho do redimido do Senhor é árduo, estreito, mas no fim leva-nos para a vida com Jesus na eternidade, é caminho de vida  e não de morte. Aqueles que estão no caminho da piedade são assistidos pelas bênçãos de Deus - ele será como aquele que está descrito nos evangelhos "que construiu sua casa sobre a rocha e bateu o vento a chuva e ela permaneceu, porque foi construída sobre fundamento", assim também o remido do Senhor que assim procede ainda que fortes tempestades deem com ímpeto sobre eles
permaneceram firmes e inabaláveis porque suas vidas estão firmadas na obediência e piedade - aquele que anda na obediência, que de fato vive essas coisas sairá vitorioso quando assolado pelas tempestades dessa vida. Se nossos pés estão firmemente plantados sob o firme fundamento da palavra do Senhor sobreviverão às tormentas porque estarão firmados na obediência e piedade para com o Senhor.
Quem habitará na Casa do Senhor, quem será recebido pelo Senhor?. Os que trilham o caminho do Senhor, o caminho da obediência, da piedade. Esse é o caminho do Senhor. Andai nele!


0 comentários:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.