Labels

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

OH! PROFUNDIDADE DA RIQUEZA ...

Gênesis 45.5 - " Agora, não vos entristeçais, nem guardeis remorsos por me terdes vendido para cá; pois foi para preservar vidas que Deus me enviou adiante de ti".

José consola seus irmãos que agora marcados pelo remorso por tê-lo vendido anos atrás aos mercadores egípcios e esperam  com certeza uma vingança da parte de José que ao contrário do que eles esperavam conforta seus corações com estas palavras.
O espírito discernido de José o leva a compreensão dos planos de Deus para a sua vida ... "para preservar vidas que Deus me enviou adiante de vós", Os irmãos de José intentaram o mal contra ele, Deus porém reverteu esse mal, pois era propósito de Deus levar Jacó e toda sua descendência para o Egito. Os planos e propósitos de Deus para com o seu povo são grandiosos e  a olhos nus não podemos discerni-los. São propósitos do Deus Infinito cuja mente jamais conseguiremos perscrutar ... "o profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus, quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos ... pois quem conheceu a mente do nosso Senhor" (Romanos 11. 33-34a).
Deus jamais perde o controle da situação, o povo de Deus não é poupado das tribulações, mas são socorridos nelas. Quando o Senhor nos leva às tribulações seu propósito não é de nos destruir, mas nos fortalecer. Nas tribulações nosso caráter é forjado à semelhança de seu Filho amado Jesus, e quando nos concede seu livramento suas misericórdias são conhecidas ... o profeta Jeremias quando estava tomado pelas tribulações que sobreveio a nação de Israel lamenta e depois consola a si mesmo exclamando: "Mas quero lembrar do que pode me dar esperança. A bondade do Senhor é a razão de não sermos consumidos, as suas misericórdias não têm fim. Renovam-se cada manhã, grande é a tua fidelidade."(Lamentações de Jr 3.21-23) Precisamos trazer em nossa lembrança que muito embora estejamos sob forte ardor da tribulação, a bondade, e as misericórdias do Senhor são renovadas a cada manhã e nós somos aqueles em quem suas misericórdias são depositadas.
Nós, não estamos aqui numa colônia de férias, ao contrário disso vivemos numa permanente batalha espiritual tendo de lutar todos os dias contra o esquema deste mundo mergulhado em trevas, lutar contra os impulsos pecaminosas da nossa natureza carnal que passa dia a dia pelo processo da santificação, lutar para pregar a verdade num mundo totalmente mergulhado no lamaçal da mentira, quanto mais fiel formos mais perseguidos seremos pelo sistema do mundo.
Hoje pela manhã ao fazer minha devocional meu pensamento foi levado aos irmãs da igreja perseguida, pensei nos viúvos e órfãos gerados pela perseguição religiosa, pensei em suas dores pelas perdas sofridas, o vazio deixado pelo ente querido que se foi em consequência de uma perseguição desumana contra os eleitos de Deus. Homens e mulheres de todas as idades nem mesmo as crianças cristãs têm sido poupados pelos fanáticos religiosos. Lembrei-me daqueles que estão deixando suas pátrias, famílias e bens para trás fugindo das mãos de seus perseguidores, sírios, egípcios, israelenses, palestinos, somãlios, nigerianos, etc caminhando meses a fio em busca de uma nova terra. Considerei por alguns minutos quem sabe para preservar a vida de muitos foi que os Senhor os está tirando de suas terras. Para que por onde passem deixem a mensagem do Evangelho de Jesus, quem sabe o Senhor não os esta levando a uma terra que precisa ouvir a voz do Evangelho, quem sabe não é para este propósito que o Senhor permitiu tais tribulações tirando para fora para que compartilhem a outros a maravilhosa notícia da salvação. Então clamei a Deus: "Pai que a despeito de todo sofrimento que lhes é chegado, ajuda-os para que sejam fortes, corajosos e destemidos e anunciem por onde passarem a boa notícia do Seu amor, Senhor que a perseguição os faça forte e desenvolvam neles um caráter semelhante ao de seu Unigênito Filho Jesus. Que em meio a tudo isso eles experimentem a alegria de serem participantes do sofrimento de Cristo  para que também possam se alegrar e exultarem-se na revelação da glória de Jesus.(I Pe 4.13). Assim como Paulo e Silas que ao sair da prisão regozijaram-se por terem sido considerados dignos de sofrerem pela causa de Jesus".
O apóstolo Pedro em sua 1ª Carta diz: "Portanto, os que sofrem segundo a vontade de Deus devem confiar a vida ao fiel Criador praticando o bem". ( Pe 4.19)
O ardente fogo das tribulações ao invés de nos destruir, remove nossas escórias,ao invés de nos levar para longe do nosso Redentor, nos aconchega mais a Ele, assim como Jesus aprendemos pelas coisas que sofremos. 
Algumas lições extraídas: 1) Os planos e os propósitos de Deus, nosso Pai nunca são frustrados;
                                       2) Ele nunca perde o controle da situação;
                                       3) As tribulações que nos vêm faz parte da graça de Deus em nossa redenção para que por meio delas sejamos aperfeiçoados no caráter à semelhança de Jesus Cristo.
                                       Que ao passar pelas tribulações nossos olhos estejam fixos Naquele que é o Autor e Consumador da nossa Salvação, sabendo que não é vão o nosso sofrimento.

Deus nos abençoe,

Ev. Cida Leal

0 comentários:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.