Labels

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como vencer as tribulações da vida.

Para os meus irmãos Bete e Silvaney, minha querida irmã em Cristo,
Como triunfar sobre as turbulências da vida.
                        Texto: João 14.1-3

            1 - Coração turbado, entristecido, é uma das coisas mais comuns do mundo. Todas as pessoas de todas as classes sociais de todas as idades e credos religiosos sabem o que é um coração turbado.
            2 – Nenhum sistema de alarme é capaz de deixar do lado de fora, esse assaltante da alma humana. Os motivos que deixam os nossos corações turbados vem de dentro e de fora. Emanam de dentro da nossa alma e do nosso corpo. Vem daquilo que amamos e também do que tememos.
            3 - Mesmos cristãos mais consagrados sabem o que é beber o cálice mais amargo da dor. Ninguém escapa.
            4 – Jesus estava despedindo dos seus discípulos. Aquela era a quinta-feira do suor do sangue de Jesus, a quinta feira da traição de Judas, a quinta-feira da negação de Pedro, a quinta-feira da prisão de Jesus. Era o dia triste em que Jesus seria entregue às mãos de seus inimigos. Há dias assim na nova vida, dias que nós não gostaríamos que constassem em nosso calendário, dia que nós gostaríamos que nunca tivesse amanhecido em nossas vidas. Jó por exemplo quando em meio ao grande sofrimento que estava experimentando, amaldiçoou o dia do seu nascimento.
            5 – os discípulos de Jesus estavam com seus corações turbados.
             Estavam tristes devido a eminente partida de Cristo; devido à dor da perda que os atingia. Jesus os consola dizendo: “não se turbe o vosso coração, crede em Deus, creia também em Mim”
            I - COMO, ENTÃO ENFRENTAR AS CIRCUNSTÂNCIAS DIFÍCEIS EM NOSSA


VIDA, AS TEMPESTADES QUE CHEGAM E NOS PEGAM DE SURPRESA.
            1 – Colocando toda a sua confiança em Cristo em todas as circunstâncias – v.1.
O que significa confiar em Cristo?
Vejam as palavras de Jesus ao consolar os discípulos: “Crede em Deus, crede também em mim” – o verbo usado por Jesus está no modo indicativo e no imperativo. “Creem e continuem crendo”. Não um crer momentâneo, mas uma confiança permanente no cuidado de Jesus em nossa dor. A Bíblia diz que Deus é misericordioso essa palavra significa que o coração do Pai junta-se ao nosso em nossa dor, ele se interage com o nosso sofrimento não estamos sós. “Crede em Deus, crede também em Mim” – Confiar em Deus e em Seu Filho Jesus é crer, confessar e descansar no seu poder, na sua soberania, na sua sabedoria, na sua providência, no seu amor, no seu perdão, na sua salvação.
            2 - A fé em Cristo é o remédio certo para a dor na tempestade.
            As crises vêm. Os problemas aparecem. As tempestades nos ameaçam. Os ventos contrários conspiram contra nós, porém as palavras de Jesus são “Continuem confiando em mim”, disse Jesus. Marcos 4.31-35 Jesus perguntou aos discípulos porque são assim tímidos, por que não tendes fé? A sombra caíra sobre nós, o sofrimento nos apanhará, porém disse Jesus continuem confiando em mim.
            A crise financeira, a solidão, a doença, o luto, a dor, as lágrimas, os vales profundos, as noites escuras longas intermináveis, MAS CONTINUEM CONFIANDO EM MIM, disse Jesus.
            A fé em Jesus é o único remédio capaz de consolar e curar o coração turbado.
            A fé em Jesus olha pra Ele e não para a tempestade, para a crise, para a enfermidade, a fé em Cristo ri do impossível. A fé em Cristo triunfa sobre as tempestades mais violentas ele ordena e a tempestade afasta, passa. Abraão creu contra a esperança. Paulo na hora do martírio disse: “Eu sei em quem tenho crido”
            Vimos como enfrentar as crises: confiando em Jesus. Mas o texto tem promessas alegres para nós, v. 2,3.
            Diante das provas das tribulações dos sofrimentos, é preciso confiar em JESUS sempre, e também olhar para a recompensa final, para o fim desse caminho quando o Senhor Jesus vier buscar a sua igreja, “o sofrimento do tempo presente não pode ser comparado com a glória que está por vir, a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória.”
            Jesus conduz a história do mundo, Jesus conduz sua história, mesmo nos momentos mais triste aos mais alegres, Ele cuida de nós, passamos por aflições Ele, porém, cuida de nós. Somos frágeis, incapazes de vencermos sozinhos as nossas dores, Ele o faz por nós amorosamente. O Espírito Santo te chama a crer nas promessas de Jesus e ver pela fé em Jesus que tudo que acontece coopera em conjunto a favor da sua salvação em Cristo.  O Espírito Santo te convida a tirar os olhos das circunstâncias a olhar pra Jesus, Nosso Consolo. Olhar para frente para suas promessas, para nossa recompensa, para nossa herança, e a certeza do cumprimento de todas elas em nós nos capacita a triunfar sobre as tribulações dessa vida. A Trindade Santíssima te ama. Nós te amamos. Deus te abençoe.

Ev. Cida.
25.06.2011.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.