Labels

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Deus meu, Deus meu porque me abandonaste

Evangelho de Marcos 15.34

No capítulo 10.45 de Marcos encontramos o propósito do mesmo escrever este Evangelho: "Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos".
Marcos tinha o objetivo de narrar determinados fatos da vida de Jesus, suas ações mais que suas palavras.
Ele registra o sofrimento de Jesus no Getsâmani e no calvário como cumprimento da profecia de Isaías 53. No capítulo 15 Marcos narra o sofrimento de Jesus na cruz e relata seu grito de agonia. Jesus estava vivendo seus últimos momentos, trazia sobre ele o fardo dos nossos pecados e a nossa culpa, tudo o que nos separa de Deus estava sobre ele. É nesse momento de profunda dor que se fez ouvir seu grito angustiante ao ver-se abandonado pelo Pai naquela hora por causa dos nossos pecados. "Deus meu, Deus meu porque me abandonaste ?" Foi uma pergunta sem resposta.



Na verdade naquele momento Deus o desamparou, por você. É isso mesmo foi por você, que Jesus  foi à cruz.
Sua morte, seu sofrimento não foi um mero acidente na vida de Jesus, mas o cumprimento da vontade do Pai de alcançar para si um povo que fosse exclusivamente seu. Jesus veio morrer por esse povo. Veja o que Paulo diz em Gálatas 4.4: "Vindo porém plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos". Ele veio somente para viver a nossa vida, e morrer a nossa morte, sua vida toda  assim como sua morte foi um ato substitutivo.O que Adão não foi capaz de fazer como nosso representante, Jesus o fez impecavelmente. Mas o apíce de sua vida substituta é a cruz, na cruz Ele experimentou o peso dos nossos pecados. Nesse grito de agonia Jesus deixa transparecer toda a sua dor pelo o abandono do Pai:...
"Deus meus, Deus meu, porque me desamparaste". Naquele momento seu sacrifício estava sendo aceito pelo o Pai, por todos quantos Ele veio substituir. Diante da morte cruel, Jesus revela  revela toda sua humanidade, como homem Ele pode participar dos mais profundos sentimentos humanos.
O ser humano pecou, por causa disso deveria sofrer a penalidade do pecado. Essa penalidade envolvia sofrimento do corpo e da alma, o sofrimento destinado a você estava agora sobre Ele. Em João 12.27 Jesus diz :" Agora está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai salva-me desta hora? Mas precisamente para este propósito vim para essa hora". 
Foi necessário que Jesus assumisse a natureza humana, para que pudesse experimentar todas as coisas próprias do ser humano, como nosso substituto Jesus esteve sujeito às nossas fraquezas profundamente, com exceção aos nossos pecados, foi tentado mas jamais se entregou à tentação. O nosso Substituto precisava ser inculpável aos olhos de Deus Pai, para que sua oferta pelo pecado fosse aceita.
"Com efeito, nos convinha um Sumo-sacerdote, assim como este, Santo, Inculpável,sem mácula, separado dos pecadores, e feito mais alto do que os céus". Jesus não veio com a natureza dos anjos, mas de homem porque o propósito de Deus era o de salvar homens e não anjos.
Ele experimentou cada momento como substituto daqueles os quais Deus Pai entregou para Ele. Sua carne foi rasgada pelos açoites,os deboches do soldados e da multidão, o suplício na cruz tudo isso fazia parte do glorioso plano a Trindade, em favor da raça decaída. Na cruz Ele sorveu o cálice da ira divina no lugar daqueles que veio salvar. A espada da Lei caiu sobre Ele.Sobre nós é que pesava todas essas coisas, pois fomos julgados por Deus e considerados culpados, mas permitiu que outro pagasse a penalidade por nossos pecados. Jesus foi à cruz não porque os judeus o prenderam e condenaram, ou porque Pilatos lavou as mãos, embora o considerasse inocente, ou porque a multidão gritava enraivecida: crucifica-o, crucifica-o. Ele foi à cruz por amor àqueles os quais  Ele veio salvar. Na cruz Jesus foi abandonado por todos e por fim pelo próprio Pai naquele momento em que lançou sobre Ele toda sua justa ira por causa dos nossos pecados, a fim de nos libertar da maldição da Lei. Esse foi o momento culminante do abandono de Jesus:..." Deus meu,
Deus meu porque me abandonaste". Seu grito de agonia ecoa por toda a eternidade. A Santidade de Deus exige a aplicação de sua justiça sobre o pecador, só em Jesus você encontra o refúgio, se você ainda não veio a Ele, faça-o agora, coloque-se sobre o seu domínio e proteção. Jesus é pra você abrigo e segurança, somente nele estamos guardados da morte eterna, somente através dele somos reconciliados com Deus Pai. Seu brado de dor: ..."Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste, deve ressoar em seu coração e você possa responder: Foi por mim Jesus, foi por mim!!!.
Um grande abraço e fique com Jesus.
Ev. Cida Leal.

1 comentários:

  1. Amei seu comentário! Principalmente quando falas: "Foi por mim!" Muito bonito e profundo.

    ResponderExcluir

Deixa aqui o seu comentário.