Labels

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jesus Nossa Suficiência II

Na nossa primeira postagem sobre a Suficiência de Cristo aplicamos o primeiro ponto em que Paulo lembra aos colossenses de que a salvação do pecador não se dá por nenhuma obra humana, mas sim pela obra substitutiva de Jesus na cruz do calvário. Agora ele passa a mostrar a superioridade e a grandeza de Cristo contra os mediadores angélicos dos gnósticos como salvador. Esse portanto é o nosso segundo ponto. A superioridade de Jesus como único Salvador.
"Colossenses 1. 15-20 - "Este é a imagem do Deus invisível , o primogênito de toda criação;pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo da igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia. Porque aprouve a Deus, que nele, residisse toda a plenitude e que havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus".

Paulo faz uma exaltada discrição da supremacia de Cristo na forma de um antigo hino cristão. Uma doxologia. Ele descreve a supremacia de Cristo sobre todas as coisas criadas tanto as do céu quanto da terra, Paulo descreve Cristo como sendo a imagem ou réplica exata de Deus Pai. Paulo refuta a heresia dos colossenses, afirmando que Cristo é Deus e não uma emanação ou um anjo; e toda a criação está sob seu poder e autoridade. Ele (Jesus) é o primogênito de toda  de toda criação. A palavra primogênito usada por Paulo enfatiza a pré-existência de Cristo, bem como sua superioridade sobre a criação. Todas as leis e propósitos que guiam a  a criação e o governo do universo residem nele, ele é a imagem do deus invisível. Em outras palavras Jesus Cristo é Deus. Tudo quanto se pode saber a respeito de Deus Pai podemos ver na sua imagem: Jesus. Toda criação está sujeita a Jesus e não é só isso ele é o instrumento e o alvo da criação, os rabinos costumavam ensinar que o mundo foi criado para o Messias. No v. 17 do nosso texto diz..." Ele é antes de todas as coisas, nele tudo subsiste...o pronome  ele aqui é usado enfáticamente ele mesmo e não outro...ele é antes de todas as coisas a idéia expressa sua eternidade, sua existência desde sempre anterior a todas as coisas. Ele é a origem, o princípio de tudo. Como diz Hernandes Dias Lopes, " ele não é o deus desconhecido dos panteístas. Jesus é o Deus presente, imanente que governa e intervém". Ele é o dono do universo tudo existe para ele, inclusive nós, que somos propriedade dele comprados pelo seus precioso sangue.Cristo é TUDO em TODOS! Ele é tanto o TUDO como o ÚNICO. Ele antes tanto no tempo quanto na importância, poder e autoridade. Ele é o poder do qual se  origina  todas as coisas tanto espirituais quanto materiais. Em tudo ele detém o primeiro lugar. Ao despedir-se de seus discípulos ele lhes diz de acordo com o Evangelho de Mateus: "Toda autoridade me foi dada no céu e na terra".
Alguns religiosos sempre tentaram comparar Jesus a Buda.,Maomé, Shiva, Alá, Tupã. Porém Jesus não pode ser comparado desses ou a outro qualquer. Ele é Deus dos deuses. Diante dele se dobrarão todos os joelhos, tanto no céu quanto na terra. Diante do seu trono todos depositarão suas coroas.
V. 18 fala da superioridade de Cristo na igreja...Ele é a Cabeça da Igreja em outras palavra ele está dizendo que Jesus é a autoridade suprema da Igreja, na qualidade de seu Senhor. Ter Cristo como Cabeça da Igreja significa que a Igreja vive sob o senhorio Dele e aqueles que adoravam os mediadores angelicais, roubavam de Cristo sua posição de Cabeça. E Paulo continua dizendo no v. 19 "Porque aprouve a Deus que nele residisse toda plenitude.." Nele reside toda plenitude, todo poder e atributos para a salvação do pecador. Deus constituiu a Jesus toda a plenitude de graça e poder para salvar. A palavra plenitude (plerouse) enfatiza
algo totalmente cheio, pleno, pleno absoluto, referindo-se a totalidade de poderes e atributos divinos para salvar. Não há nenhuma possibilidade de sermos salvos fora de Jesus ou de acrescentarmos qualquer coisa a fim de cooperar com a nossa salvação. Nele habita para todo o sempre a graça e o poder para salvar o homem. Ele somente ele, não obras, não ritos, cerimônias, comidas, bebidas, nem cultos a anjos, nada, nada, nada fora de Cristo pode salvar o homem. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida que nos leva a reconciliação, à paz com Deus.. Ele foi constituído pelo Pai como único e suficiente Salvador!
Todo o caos, todo conflito que veio a esse mundo pela entrada do pecado só pode ser restaurado por aquele que foi constituído por Deus, restaurador de todas as coisas. A Jesus foi dado tanto o poder de restaurar o pecador à comunhão com o Pai, quanto também à restauração e harmonia dentro do universo, e todas as coisas são restabelecidas pelo sangue de sua cruz. Citando novamente Pr. Hernandes que diz: Jesus é o eixo da história, o centro de toda criação, o restaurador universal de todas as coisas "e Abrham Kuiper, teólogo, político disse o seguinte: "Não há um centímetro desse universo acerca do qual Jesus Cristo diga: não é meu. Ele Jesus não está em todas as coisas como diz os adeptos da nova era, mas todas as coisas estão nele, se convergem para ele, como diz Paulo em sua doxologia: ".Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas" Jesus é toda a comunicação do Pai, tudo se encerra nele.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.