Labels

sábado, 8 de janeiro de 2011

Jesus Nossa Suficiência III

Tendo exaltado a supremacia de Cristo na criação e na reconciliação do homem com Deus e pacificação com o universo, agora por fim vamos ao nosso último ponto. 


Nos versos 21e 22 do nosso texto de Colossenses 1 nos diz: "E a vós outros também que, outrora, eram estranhos e inimigos no entendimento, pelas vossas obras malignas, agora, porém vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis".
Paulo diz aos colossenses que esta obra de reconciliação se aplica também a eles e também aos crentes de todos os tempos, que  no passado estavam separados da graça de Deus, pelos seus pecados, ele diz: olha a mente de vocês eram hostis, vocês eram inimigos de Deus, viviam praticando idolatria e imoralidade, careciam com urgência da graça restauradora de Deus agora, porém, ele vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte.


Paulo deixa entender que Deus Pai é o Autor da reconciliação, mediante a encarnação verdadeira de Jesus bem como a sua morte real. Os gnósticos afirmavam ser a morte de Jesus irreal. Paulo faz questão de enfatizar as palavras" no corpo da sua carne" para mostrar que os sofrimentos e morte de Jesus foram reais, verdade essa que os gnósticos negavam, como se o corpo de Jesus Cristo fosse apenas um fantasma. No entanto as Escrituras Sagradas revelam que somente pela expiação através do sangue de Jesus é possível ao pecador a reconciliação
com Deus, Paulo diz em outras palavras; pela obra expiatória de Cristo vocês se tornaram dóceis e submissos, tornaram-se vitoriosos sob a hostilidade universal, pelo Senhorio de Cristo...para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis..perante ele, ou seja bem diante de seus olhos sob as suas vistas a palavra tem o significado legal de alguém que é colocado  perante o tribunal divino, Deus é o único com quem teremos que tratar, aqueles, porém, que se receberam e se renderam a Jesus se apresentarão não para prestar contas, uma vez que o sacrifício único de Jesus é eficaz e aceito por Deus a nosso favor, nenhuma acusação será feita contra o crente, visto que o mesmo foi declarado inculpável aos olhos dele..santos tal qual Deus é santo, também, seu povo deve ser santo, separados do mundo quanto a sua influência pecaminosa, dedicando-se a Deus, cooperando com o Espírito Santo quanto a sua santificação todos os dias..inculpáveis ou seja sem manchas, sem defeito, a palavra era usada para designar os animais que deveriam ser ofertados a Deus no Velho Testamento para remissão de pecados, também foi
aplicada a Cristo, na qualidade de Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, em sentido moral significa aquele que não pode ser criticado, por estar livre de qualquer motivo de crítica...irrepreensíveis ..a tradução ao pé da letra é sem acusação, livre de qualquer acusação, é uma palavra legal indicando que não há nenhuma acusação jurídica que possa ser levantada contra essa pessoa perante o tribunal de Deus..."Agora pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 5.1). Por fim Paulo diz: "Se é que permaneceis firme e alicerçados na fé.."  essa advertência de Paulo aos colossenses ao encerrar esse capítulo é de que a experiência da salvação repousa tão somente na obra substitutiva de Cristo e estava garantida para toda a eternidade numa única transação. A mensagem apostólica a respeito de Cristo de sua superioridade e sublimidade sobre tudo e todos era real.
Conclusão: Portanto vimos que Paulo exalta nesses versos a superioridade de Jesus Cristo em todas as coisas, como Senhor, Soberano, nos céus, Senhor sobre toda a terra, poderoso em sua existência eterna, perfeito em sua missão aqui na terra, tremendo em sua glorificação após a sua ressurreição, tendo sido elevado por Deus acima de todo principado e potestade. Governador de todo o Universo, tudo está sob seu governo. É também  Cabeça da sua Igreja. Não somente isso, mas Ele é apresentado como aquele em que reside toda a plenitude de poder e graça para restabelecer a comunhão entre homens e Deus através de sua
cruz. Esse poder restaurador, reconciliador não somente para o  homem caído, mas ele é também o restaurador e unificador de todas as coisas criadas, para que por meio dele a restauração e harmonia do universo fosse feita.
Portanto sua expiação teve alcance universal. Jesus é a Luz do Mundo; o Sol da justiça; o Soberano do universo; nas palavras do Pr. Hernandes "ele é a comunicação perfeita de Deus, a suprema revelação do céu, é a perfeita revelação a essência de Deus através do qual devemos conhecer a Deus. Ele é a imagem do Deus invisível. Ele é Deus feito carne. Ele é  o eterno que entrou no tempo. Ele é o Rei supremo que se fez servo, o transcedente que se esvaziou, o proprietário de todas as coisas que se fez pobre. Nele habita todas as excelências dos atributos de Deus"
Os gnósticos achavam que não precisavam de Jesus para .chegar a Deus podiam fazê-lo através do intelectualismo os judaizantes estavam tentados a voltar ao cerimonialismo religioso do Velho Testamento, no entanto, só existe uma verdade: Jesus é o Caminho para Deus e nessa tremenda verdade você deve repousar a sua fé, para que você possa experimentar a Vida abundante que só Ele pode conceber.
Todo ser humano precisa de Jesus para chegar a Deus. O evangelho segundo João 1.12 diz: "todos quanto o receberam, Deus lhes deu o direito de se tornarem filhos de Deus", não há outro Caminho, nem outra Verdade, nem Vida eterna fora dele. Creia n'Ele e renda-se a Ele.

Abraços,

Ev. Cida.




0 comentários:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.