Labels

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Um único Deus, um único Mediador.

   "Porquanto, há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos; testemunho que se deve prestar em tempos oportunos".  I Timóteo 2. 5-6.


   Os versos acima citados de I Timóteo, Paulo trata acerca do Grande Mediador entre Deus e os homens.
   Para que se possa entender perfeitamente a obra de Jesus na cruz em nosso favor , necessário se faz conhecermos qual a função do Mediador.
   Mediador é aquele que se coloca entre duas partes litigantes com a finalidade de promover a reconciliação dos mesmos, e produzir paz entre eles.
   Quando não há como reconciliar as partes por elas mesmas, então há necessidade de um mediador.
    E foi exatamente isso que ocorreu entre Deus Pai e a humanidade cujas relações estavam quebradas por causa da queda do homem (Gênesis 3) e impossíveis de serem resolvidas. De um lado estava o Deus Soberano, Santo, Justo do outro lado a humanidade caída representada em Adão se opunham a Deus; permaneceram sem a possibilidade de reconciliação por causa da natureza rebelde de seus corações.
   A humanidade não tinha méritos em si mesmo para aproximar-se de Deus depois da queda de Adão o caminho de acesso a Deus, foi fechado os homens não tinham nada para apresentar a Deus a fim de apaziguar sua ira por causa do pecado. criou-se um grande abismo entre o Deus Criador e a humanidade.
Daí a necessidade do Mediador, aquele que veio a esse mundo com o propósito de fazer a nossa reconciliação com Deus. A Bíblia não fala de outros mediadores ou mediadoras, mas do único Mediador, em inúmeras passagens como Hebreus 12.24 que diz: " e a Jesus o Mediador da Nova Aliança, e do sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel".      
Deus como soberano Criador de todas as coisas poderia por direito de criador destruir a todos. Também não existia na humanidade boa vontade de reconciliação. Deus porém por causa da sua natureza amorosa agiu bondosamente em nosso favor. É dele que parte a iniciativa de reconciliação. Como Deus amoroso e bom não quer  punir o pecador; porém como deus justo ele não pode ignorar a desobediência humana.
   Sua justiça precisava ser aplicada no pecador.
   O que Deus fez então? No Conselho da Trindade Deus ainda que ofendido pelo pecado da humanidade providência um Mediador, para assumir sobre si a nossa culpa e estabelecer a paz entre os ofendidos.
   Para ilustrar o que estamos falando, vou narrar-lhes uma história sobre um combatente da liberdade, de um determinado país." Seu nome era Garcia. Ele era o líder de um grupo de combatentes que viviam na selva e que procurava derrubar o ditador de seu país. 
    Certa noite alguém veio a tenda de Garcia para relatar-lhe que alguém havia roubado alimentos da dispensa. Ele ficou muito furioso porque o mantimento era escasso. Então ele reuniu a todos do acampamento e disse que aquele que fosse surpreendido roubando alimentos seria açoitado publicamente.
   Não muito tempo depois, o tenente veio e disse que o ladrão havia roubado mais comida...porém, tinha sido apanhado.
   Garcia, então mandou reunir todas as pessoas para assistir a punição que seria aplicada. Quando todos estavam reunidos trouxeram o ladrão. Todos ficaram chocados ao verão que era a própria mãe idosa de Garcia! Obviamente, ele ficou com um sério problema: se ele mandasse açoitar sua mãe ela iria morrer. Mas se ele não a punisse, perderia a autoridade e o respeito que tinha como líder. Todos esperaram para ver o que ele faria.
Garcia pronunciou a sentença do crime e disse: "Deem-me  o chicote e a amarrem no poste". Então, a seguir, ele fez algo que surpreendeu a todos, entregou o chicote ao tenente, tirou sua camisa, abriu os braços em volta de sua mãe e disse: "Comece a aplicar a sentença". Desta forma Garcia mostrou amor e misericórdia para com sua mãe e fez com que a justiça fosse cumprida. A pena foi paga, mas foi paga pelo próprio Garcia."
   Assim, Deus, também é misericordioso e justo. O próprio Cristo pagou a pena do nosso pecado morrendo na cruz. Essa obra substitutiva de Jesus por nós ocorreu a dois mil anos atrás, no entanto, os profetas do Antigo Testamento já anunciavam sua obra em nosso favor há setecentos anos antes de Cristo vir, veja o que diz o profeta Isaías 53. 4,5,6 - "Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos como aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas sua pisaduras fomos sarados,...todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidades de nós todos ".
   Nossos pecados ofenderam a Deus. O Senhor porém permitiu que o nosso substituto, nosso Mediador pagasse por nós. Sua mediação em nosso favor é uma obra completa e única para todo o sempre, como nosso Mediador quitou a escrito de dívida que tínhamos para com Deus.
   A paz só pode ser restaurada se a parte ofendida  for satisfeita em sua justiça. Na cruz houve um acerto de contas entre Deus Pai e o nosso Substituto Jesus Cristo. Deus recebeu a oferta pelos nossos pecados mediante a morte e ressurreição de Jesus. "Mas Deus sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, estando nós mortos em nossos delitos e pecados, nos deu vida juntamente com Cristo - pela graça  sois salvos". ( Efésios  2.4-5).
   A obra de Jesus por nós foi perfeita, única e eterna. Tudo foi pago impecavelmente. Se isso tudo faz sentido pra você venha a Jesus agora, Ele e somente Ele é o caminho para a reconciliação. Deus o abençoe.
   Se você já veio a Jesus indique essa palavra a alguém.

   Um grande abraço.

    Ev. Cida Leal.

.


  
 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.