Labels

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Jesus Nossa Suficiência

Colossenses - 1.13-23

Quando Paulo escreveu epístola ao Colossenses tinha como propósito incentivá-los a perseverar na  verdadeira
doutrina, baseada na suficiência de Cristo.
Paulo quer conduzi-los ao entendimento de que para ganhar a aceitação perante Deus, eles precisam apenas de Cristo Jesus, Ele é a nossa suficiência, Ele e Ele só é o poder de salvação do pecador. Para entendermos melhor o ensino de Paulo quanto a este texto vamos divídi-lo em em três partes. Lembramos, antes que a igreja de Colossos estava sendo invadida por uma série de heresias tais como os judaizantes que pregava estrita obrigação a determinada comida e bebida e afastamento da supremacia de Cristo e sua suficiência para salvação, havia também os gnósticos que negavam a humanidade de Jesus e pregavam o super-conhecimento de Cristo como meio de salvação.
Paulo entretanto refuta tais heresias. Vamos ao nosso primeiro ponto.


1-Para firmar suas refutações às falsas heresias, Paulo começa lembrando aos seus leitores e a igreja de hoje que: "Deus nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor no qual temos a redenção a remissão dos pecados..e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz reconciliasse com ele todas as coisas". (Cl 1.13).
"Ele nos libertou do império das trevas"...Paulo lembra aos Colossenses que a salvação do pecador não se dá pelas realizações pessoais, mas pelo sacrifício substitutivo de Cristo, que é a provisão da graça de Deus dada aos homens, portanto não deveriam deixar-se conduzir pelas especulações e vã filosofias dos gregos, bem como os pensamentos dos judaizantes  que queriam roubar de Cristo a sua glória e missão.
A palavra libertou usado por Paulo significa salvar, resgatar de alguma servidão, ou seja do governo de Satanás, da servidão do pecado, portanto, o homem sem Cristo está irremediavelmente no império da trevas e somente através de Jesus o ser humano pode comungar da paz com Deus.
O termo reconciliação é importante na teologia paulina, pois indica o restabelecimento de um relacionamento apropriado entre o pecador e Deus, mas esse relacionamento só acontece "pelo sangue da cruz", que reflete o significado da pena expiatória de Cristo, como diz as Escrituras Sagradas que : "sem derramamento de sangue não há remissão de pecados". O sacrifício substitutivo de Jesus preenche a Aliança entre Deus e seu povo para a restauração da nossa comunhão com ele, não pela restrição a algum tipo de comida ou bebida, nem pela observância a determinados preceitos judaicos nem pelo super-conhecimento de Cristo como ensinavam os gnósticos, mas pelo precioso sangue  de Jesus o pecador arrependido é remido. Jesus é a provisão de salvação para todo aquele que nele crê e o recebe como seu Salvador e Senhor. A salvação do ser humano não depende do que ele faça, mas do que Cristo fez por ele.
Paulo usa uma outra palavra importante no texto "transportou"- tendo dito que Deus nos tirou do império
das trevas ele completa dizendo que ele nos "transportou"para o Reino de seu Filho amado o significado da palavra originalmente é: remover, transferir e era usado para indicar o transporte de tropas ou de grandes grupos de homens de um lugar para outro, como o rei Antíoco III transportou milhares de judeus para a Ásia
menor. no século II antes de Cristo.Quanto porém, aos cristãos essa operação é espiritual. Fomos transportados para o reino do Filho de Deus, do domínio de Satanás para o senhorio de Cristo, fomos trazidos para permanecermos sob o domínio e proteção do Filho de Deus: "Em quem temos a redenção, a saber a remissão dos pecados. Redenção significa comprar de volta mediante pagamento. O preço  pago foi o sangue de Jesus, só o sangue de Jesus tem o poder de purificar pecados. Só o sangue  de Jesus apagou o escrito de dívida que tínhamos com Deus Pai por causa da nossa desobediência. Paulo escrevendo aos Gálatas diz: "vindo porém a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a Lei, para resgatar os que estavam sob a Lei..", isto é no tempo estabelecido por Deus Pai, Ele enviou seu Filho amado nascido de uma mulher, nascido sob a obrigação de cumprir a Lei, identificando-se com os pecadores, os quais estão debaixo da Lei, seu sacrifício libertou-nos dessa maldição, dessa forma nós não somos somente perdoados, mas completamente lavados da culpa do pecado.
A graça de Deus vem até nós por iniciativa divina, e não por alguma coisa que tenhamos feito para merecê-la
. A justificação divina é pela fé em Cristo Jesus e não pela obediência a Lei. A Lei está baseada nas obras, a graça é baseada na fé. Aqueles que exigem mais do que a fé em Jesus cristo para a salvação distorce completamente o evangelho e estão sob condenação divina. As obras tem seu lugar na vida cristã e as realizamos com gratidão pelo que nos foi dado, mas elas não tem peso e valor para salvação, a nossa salvação se dá pelo sangue e o sangue só  de Jesus. Também em Gálatas diz Paulo: graça a vós outros, e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar desse mundo perverso, segundo a vontade de nosso Pai, a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!
Portanto, como diz Paulo: "Cuidado que ninguém venha vos a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição  os homens e não segundo a Cristo".

Amados leitores na próxima postagem trataremos dos dois outros pontos.
Abraços e obrigado por sua atenção.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixa aqui o seu comentário.